sexta-feira, 15 de julho de 2011

RESULTADO PARCIAL



Quando a Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e a Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM) idealizaram o Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento, o objetivo inicial era obter pelo menos cinqüenta inscrições provenientes de cinco estados, legitimando a representatividade e o caráter de abrangência nacional.
A modesta meta de cinqüenta inscrições se dava em razão de Maracaí – localizada a 450 km de São Paulo, cravada entre as cidades paulistas de Presidente Prudente (100 km), Marília (100 km), Ourinhos (100 km) e Assis (30 km) – não ter grande visibilidade política, social ou cultural.
Para surpresa dos organizadores e das entidades, o Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento, cujas inscrições se abriram em 1 de fevereiro e se encerraram em 30 de junho, recebeu 389 (trezentos e oitenta e nove) inscrições:

EXTERIOR

PAÍSES
NÚMERO DE INSCRIÇÕES
ESTADOS UNIDOS
1
POLÔNIA
1
PORTUGAL
1



ESTADOS BRASILEIROS

ESTADOS
NÚMERO DE INSCRIÇÕES
São Paulo
Entre as cidades da região de Maracaí inscritas: Maracaí (11); Assis (10); Presidente Prudente (05); Bauru (02); Pirapozinho (01); Paraguaçu Paulista (01); Martinópolis (01); Álvares Machado (01); Sertãozinho (01); outros (105)
138
Rio de Janeiro
47
Minas Gerais
43
Paraná
25
Rio Grande do Sul
21
Santa Catarina
15
Pernambuco
14
Bahia
14
Brasília/DF
14
Ceará
13
Paraíba
07
Pará
06
Goiás
05
Mato Grosso do Sul
05
Alagoas
05
Amazonas
03
Maranhão
03
Mato Grosso
03
Tocantins
02
Espírito Santo
01
Acre
01
Amapá
01


Apesar de o edital da abertura de inscrições para o Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento ter sido postado no blog do evento em 31 de janeiro, 76 (setenta e seis) concorrentes não o leram ou ignoraram as instruções. Dessa maneira, esses 76 (setenta e seis) concorrentes foram desclassificados por não atenderem aos requisitos contidos expressamente nos artigos 8º, 11 e 12.
Os concorrentes foram desclassificados pelos seguintes motivos:
- Identificaram-se na crônica ou no envelope menor;
- Não enviaram envelope menor;
- Enviaram documentos sem envelope menor e, portanto, identificaram-se;
- O envelope menor não possuía nem pseudônimo nem título da crônica;
- Excederam o limite de páginas;
- Enviaram cópias insuficientes de textos das crônicas;
- Textos fora da formatação indicada;
- Excesso de crônicas (mandaram mais de uma crônica).

Conforme dispunha o art. 10, parágrafo primeiro, as inscrições deveriam chegar até 15 de julho, respeitando-se, para tal finalidade, o carimbo dos correios com a postagem realizada até 30 de junho. As correspondências que chegaram com carimbo posterior a 30 de junho foram sumariamente recusadas. As correspondências que chegarem após 15 de julho serão igualmente recusadas.

Os jurados terão aproximadamente 60 (sessenta) dias para lerem as crônicas e escolherem cinco delas dando-lhes notas inteiras e resguardando a possibilidade de, em não serem de boa qualidade, registrar a nomenclatura SEM CLASSIFICAÇÃO.
Em fins de Setembro, a identidade e a qualificação dos jurados constarão do blog do Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento. Em 15 de outubro, as crônicas escolhidas e as notas atribuídas também constarão do blog, mas, em nenhum momento, os jurados serão atrelados às notas preservando-se, dessa maneira, o anonimato e a independência dos integrantes da Comissão Julgadora.
Por fim, vale lembrar que o Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento não dividiu os concorrentes por categorias. Sendo assim, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da Melhor Idade, escritores iniciantes ou experientes, titulados academicamente ou sem diploma de curso superior, monoglota ou no domínio de vários idiomas, da cidade ou do campo, homens ou mulheres concorrem em condições de igualdade.

Boa sorte aos concorrentes!

Comissão Organizadora.

2 comentários:

  1. A comissão organizadora está de parabéns!desejo a todos uma boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Srs. Bom dia!
    Participei do concurso e gostaria de ter acesso à informação dos classificados( autores e nome das crônicas).
    Muito grata,
    Vera Alvarenga (São Paulo - Votorantim)
    meu email: fotoseimagensdomeuolhar@gmail.com

    ResponderExcluir