sábado, 22 de setembro de 2012

RESULTADO DO CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO


A Comissão Organizadora do Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento edição 2012 tem a grata satisfação de anunciar os cinco classificados que, entre 153 inscrições, conseguiram, de alguma maneira, despertar o interesse dos membros da Comissão Julgadora que, de maneira impessoal e imparcial, avaliou os textos enviados de todo o país e do exterior.

O tema “nepotismo” – escolhido durante as reuniões entre os diretores da ADPCIM (Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP) e da ACULTIM (Associação de Cultura e Turismo de Maracaí) – proporcionou a elaboração de crônicas de adolescentes, jovens, adultos, idosos, professores, escritores, editores, jornalistas, mestres e doutores das mais diversas áreas.

Aos membros da Comissão Julgadora, aos diretores da ADPCIM e da ACULTIM, nosso muito obrigado.

Entre os concorrentes, cinco classificaram-se na seguinte ordem:

 

1º LUGAR

Crônica – Colar de pérolas

Pseudônimo – Maria Feitosa

Candidata: LETÍCIA MAURA CONSTANT PIRES – jornalista formada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) em 1978. Trabalhou no “Jornal da Tarde”, no “Shopping News” e em diversas assessorias de imprensa de São Paulo. Publicou os livros “Poemas de Candeia” (1978), “Espelho Eu” (1987) e “Casa 12” (2007, pela Companhia das Letras). Cronista do site Taste, trabalha em Paris na Radio France International. Cantora e compositora com discos gravados. Pretende se apresentar em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2013.

PARIS – Franca.

Possui endereço e conta bancária no Brasil, conforme estipulação de edital, para envio de livros e depósito de dinheiro.

 

2º LUGAR

Crônica – Em família

Pseudônimo – Alfredo Severino

Candidato: MOACIR LOPES POCONÉ NETO – Graduado em Letras pela Universidade Tiradentes em 2008. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1996. Professor de redação, literatura e português do ensino médio e escrivão de Justiça.

Lagarto – Sergipe.

 

3º LUGAR

Crônica – O senador

Pseudônimo: Albino do Angico

Candidato: AGLIBERTO CERQUEIRA – Publicitário graduado pelo Instituto Metodista de São Bernardo do Campo. Publicou o livro “O quá quá quá do cisne preto – um passeio ao som do rádio” (2006) e o conto “O ovo na cabeça do homem” na antologia Anjos de Prata.

Santana de Parnaíba – São Paulo.

 

 

4º LUGAR

Crônica – O protegido

Pseudônimo: Lariel Frota

CANDIDATA: MARLI RIBEIRO DE FREITAS – professora e escritora, integra antologias publicadas por editoras. É autora de “Baú de Cassandra”, obra lançada em agosto de 2011 e com a qual participou do 26º Salon International du livre et de la presse  em Genebra, na Suiça. O texto classificado baseia-se em romance ainda inédito.

São Paulo – SP

 

5º LUGAR

Crônica – Nepotismo

Pseudônimo: Eudemim Vivêncio

Candidato: RAFAEL ALVARENGA GOMES – bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de filosofia da rede estadual do Rio de Janeiro. Escreve em jornais impressos e eletrônicos de Cabo Frio (RJ) e Armação de Búzios (RJ). Autor do livro juvenil “Dia e noite no jardim”.

Cabo Frio – Rio de Janeiro.

 

 

A Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora, os patrocinadores ACTIVE SYSTEM e Nandex Informática (Paraguaçu Paulista – SP), os diretores da ADPCIM e da ACULTIM parabenizam os concorrentes classificados assim como todos os inscritos na segunda edição do Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento.

 

Nos próximos dias, o presidente da Comissão Organizadora entrará em contato – ou por telefone, ou por e-mail – a fim de confirmar dados e fornecer orientações sobre a entrega dos prêmios (envio de livros e depósito bancário).

 

A todos – colaboradores, patrocinadores e concorrentes – os nossos mais entusiasmados agradecimentos.

 

Comissão Organizadora.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MEMBROS DA COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2012


ADAUTO ELIAS MOREIRA

Professor, matemático, romancista, cronista e contista. Ex-secretário municipal de Cultura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista (SP), docente no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, lecionou na Faculdade de Paraguaçu Paulista e na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Ex-Delegado da Diretoria de Ensino de Paraguaçu Paulista. É autor do romance Os abismos de Caraguatá, laureado com o prêmio Lucilo Varejão do Conselho Municipal de Cultura de Recife/PE.

 

 

 

MARIA OTÍLIA FARTO PEREIRA

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – ASSIS/SP), instituição de ensino por onde concluiu seu mestrado e seu doutorado em Letras, analisando linguisticamente a obra do escritor Monteiro Lobato. Professora dos ensinos fundamental, médio e superior. Revisora, parecerista de periódicos científicos. Publicou artigos científicos. É autora de Júlia e a parada do pen drive dourado (Arte & Ciência, 2012).

 

 

 

RONY FARTO PEREIRA

Graduado, especialista, mestre e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – ASSIS/SP), instituição de ensino superior onde lecionou por mais de trinta anos e pela qual se aposentou. Recebeu a Menção Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2005 e 2009. Publicou quinze artigos científicos, dezesseis capítulos de livros e organizou ou escreveu sete livros, entre os quais destacam-se Recortes da cidade (Arte & Ciência, 1997) e Narrativas Juvenis: outros modos de ler (Anesp, 2008), este último, em parceria com o professor João L. C. T. Ceccantini. Revisor, parecerista de revistas científicas, crítico literário. Orientou onze mestrados, sete doutorados e vinte e sete especializações (pós-graduação lato sensu).